Novidades

Como denunciar fake news no Instagram

Rede social está intensificando combate a informações falsas; denúncias podem ser feitas pelo próprio app

O Instagram agora permite denunciar fake news na rede social. A opção foi adicionada na última semana dentro das categorias de denúncias contra publicações inapropriadas. Segundo o site inglês The Guardian, o recurso está em fase de testes e não removerá os posts denunciados, mas levará os relatos para uma equipe de verificação de fatos e limitará o alcance das imagens dentro da plataforma, excluindo sua presença da aba “Explorar” e dos resultados de busca por hashtags.

A rede social informou que deseja usar essa verificação como experiência para aperfeiçoar o modelo de inteligência artificial no combate às fake news. "Este é um passo inicial, à medida que trabalhamos em direção a uma abordagem mais abrangente para combater as desinformações", disse Stephanie Otway, porta-voz da empresa no Facebook, ao The Guardian. Ainda de acordo com a imprensa internacional, o programa de verificação de fatos está atuando apenas nos Estados Unidos, mas a opção de denúncia já está disponível na interface da rede social no Brasil. Confira, a seguir, como denunciar um post por fake news no Instagram.

Passo 1. Abra o Instagram e encontre o post que deseja denunciar. Toque nos três pontinhos de opções, no canto superior direito da publicação. Depois, selecione “Denunciar”.

 

Passo 2. Selecione a opção “É inadequado”. Por fim, marque a opção “Informações falsas”.

 

Pronto. A publicação será removida do seu feed e um aviso indicará que o post será avaliado pela equipe do Instagram.

Fonte: Techtudo

Vem Falar com a gente

Localização Av. Líbano, 94, Santa Rosa, Cuiabá- MT. Fones (65) 3359-8044.